terça-feira, 30 de agosto de 2011

PAUTA 8 - ALFABETIZAÇÃO E CONTEXTOS LETRADOS 1

1- LEITURA COMPARTILHADA:A linha mágica” parte 1
2- REDE DE IDEIAS: Resgate dos textos

3-  DISCUSSÃO SOBRE A FINALIDADE DO ATO DE LER E ESCREVER EM NOSSO COTIDIANO E DE SUA RELAÇAO COM O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ESCOLA

- Em duplas: Listar situações em que estejam presentes atos de leitura e de escrita.

- No coletivo: “Dentro da escola a linguagem escrita é despida de sua função social”

4- VIDEO: “Alfabetização e contextos letrados”

5- DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTAR ALFABETIZADO E SABER PRODUZIR TEXTOS:

Solicitar que  em pequenos grupos, os professores respondam às seguintes questões: - É possível produzir textos sem estar alfabetizados? Quando isso acontece?  - É possível estar alfabetizado e não saber produzir textos? Por que isso acontece?

6- TRABALHO PESSOAL:

* Leitura dos textos : “Alfabetização e ensino da língua” (M1U9T4) e “Contribuições à prática pedagógica 3”(M1U8T5).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário