ATIVIDADES PERMANENTES
DEVEM SER REALIZADAS TODOS OS DIAS PARA QUE O PROFESSOR
CONSIGA ALFABETIZAR TODOS OS ALUNOS.
Leitura compartilhada - leitura feita pelo professor para os alunos no início da aula. Ele vai ler todos os tipos de gêneros textuais de acordo com o interesse da turma e com seus objetivos. Não deve ser feita nenhuma atividades relacionada com o texto. A leitura deve ser com prazer, o professor é o referencial de leitor para os alunos.
Rede de ideias – momento onde a professora deve conversar com a turma sobre um assunto trazido pela turma ou pelo professor. Em seguida a turma deve produzir um texto coletivo, escrito pelo professor. O texto deve ser curto (de preferência deve ter um parágrafo). Sugestões: criar caixas na sala com temas variados (sentimentos, valores, notícias, etc) e no momento da rede de idéias um tema é sorteado.
Atividade de leitura - realizada com textos que já sejam do domínio dos alunos. o ajuste da leitura deve ser feito nas palavras e não nas sílabas.
•Após o ajuste pode-se pedir que as crianças localizem palavras no texto (iniciar pelo substantivo). Trabalhar a letra inicial da palavra a ser identificada e a letra final. Relacionar as letras (inicial e final) com os nomes dos alunos e outros referenciais presentes na sala de aula. Esta já se constitui uma atividade de leitura coletiva
Atividade de escrita - é o momento onde proponho que os alunos escrevam espontaneamente. Com isso o professor tem condições de propor atividades desafiadoras, porém possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário